Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PALAVRA DA SEMANA

O FILHO PRÓDIGO

Gostaria de falar sobre uma passagem bíblica que eu gosto muito, que é a parábola do filho pródigo. O que me encanta nesta passagem é que ela mostra claramente a ingratidão do ser humano.
“11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. 13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente." Lucas 15:11-13

Como sabemos a parábola conta a historia de um homem rico que tinha dois filhos e certo dia um deles, o mais jovem, resolveu pedir ao seu pai tudo que lhe era de direito e sair para aproveitar a vida. Depois de perder todo o seu dinheiro e todos os amigos esse filho volta para a casa do pai arrependido e o seu pai prepara uma grande festa em comemoração ao seu retorno. Vendo toda aquela festa o filho mais velho se indignou, pois ele sempre esteve ao lado de seu pai ajudando em tudo o que fosse necessário e seu pai nunca lhe fez uma festa para que ele se alegrasse com seus amigos. Mas ao questionar isso com seu pai, o seu pai lhe disse:
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;” Lucas 15:31

Nesta historia nós vemos no primeiro momento a ingratidão do filho mais jovem que não estava feliz na casa de seu pai. Como muitas vezes alguns jovens não estão felizes na igreja e vivem pensando que a vida lá fora é mais fácil, mas ao saírem da casa do Pai eles percebem que tudo era ilusão.
Vemos também a ingratidão do filho mais velho que sempre teve tudo o que era de seu pai e não se deu conta disso, ele estava reclamando da festa que seu pai estava fazendo ao seu irmão e não percebeu que tudo ali era dele e ele tinha a liberdade de fazer festas e se alegrar com seus amigos quando quisesse. Muitas vezes nós nos acomodamos como crentes e preferimos reclamar, como o filho mais velho, que Deus está dando mais atenção para um novo convertido e não nos damos conta que ele sempre está ao nosso lado e tudo o que precisamos fazer é nos achegarmos a Ele que Ele se achegara á nós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...” Tiago 4:8a

Weslley Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário